"Visita de São João Baptista"

26-06-2024

Já muito nos alegramos, ao longo do ano pastoral de 2023/24, com a verdadeira e completa conclusão da construção da nossa Igreja Matriz, no seu binómio igreja e cripta – uma obra que nasce num momento de um velho sonho, em 1958, quando o Padre Manuel de Pinho começa a idealizar, planear e criar resposta ao desejo da comunidade de São João de Ver para um novo templo, e que percorre 65 anos de história até dezembro de 2023, momento da inauguração do seu último espaço, sendo pároco o Padre António Alves.

Nesta longa história, uma presença se destaca de forma especial – São João Baptista, que se mostrou perseverante na intercessão pela paróquia e por este seu projeto. Nesse sentido, o Movimento Juvenil Dominicano achou que as Festas Sanjoaninas de 2024, as primeiras após o fim deste grande capítulo, eram o momento ideal para, além de o recordar, lhe agradecer.

Ademais dos escritos e relatos que temos hoje a contar esta história, achamos que seria pertinente ter uma representação gráfica e visual que a resumisse na forma mais bela que é a Arte, que já tanto embeleza a nossa igreja e se fazia sentir em falta na nossa cripta.

E porque falamos em arte e arte na Igreja neste século XXI, inevitavelmente encontramo-nos com o Mestre António Bessa – pintor, na cidade do Porto; um homem que, com toda a sua simpatia e alegria, nos recebeu na sua caixa de tinta e se deixou envolver nesta história, guiado pelo seu patrão maior, que é Deus. Em resposta ao nosso pedido, emocionou-nos com a obra "Visita de São João Baptista".

A "Visita de São João Baptista" é a representação desta graça de sermos uma comunidade guiada por São João Baptista, que amparou este percurso, dando alento ao seu início e motivando a alegria da sua conclusão. Não tem a intenção de limitar o observador a dois intervenientes – houve mais pastores, comissões que trabalharam arduamente e, acima de tudo, uma comunidade empenhada e generosa, que manteve aceso este velho sonho e cimentou esta obra com frutos de trabalho e sacrifício. Nesta pintura, recordamos, profundamente felizes, todos os que fizeram e fazem parte desta história.

O Movimento Juvenil Dominicano agradece profundamente ao Mestre Bessa a alegria que nos proporcionou. A Igreja de Portugal já tem muito a agradecer a este artista e, agora, a Igreja de São João de Ver também.