BATISMOS
O Batismo é o primeiro sacramento da Iniciação cristã, «o pórtico da vida no espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos» (Catecismo da Igreja Católica 1213). É o Sacramento daquela fé pela qual os homens, iluminados pela Graça do Espírito Santo, respondem ao Evangelho de Cristo (Ritual do Batismo). Os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia, chamados 'sacramentos da Iniciação Cristã' lançam os alicerces de toda a vida cristã. O termo 'iniciação cristã' designa, com efeito, as etapas necessárias através das quais deve passar quem quer entrar na Igreja para nela prestar culto a Deus em Espírito e verdade (Jo 4, 23‐24).
A marcação da celebração do batismo deve ser feita de forma atempada (no mínimo 3 meses antes da data pretendida) e presencialmente na secretaria paroquial dentro dos horários de funcionamento da mesma.
A documentação deve ser entregue na secretaria paroquial até 1 mês antes da data do batismo, correndo o risco de, caso isso não se verifique, a celebração não aconteça.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Assento do Registo Civil de Nascimento da Criança (se for de fora da freguesia);
- Preenchimento de um formulário de inscrição;
- Declaração de Idoneidade relativa aos padrinhos que deve ser pedida na atual Paróquia de residência destes;
- Se os pais residem fora desta Paróquia, deverão trazer uma autorização (Provisão de Batismo) do Pároco da sua Paróquia de residência. O mesmo acontece quando residem no estrangeiro, sendo obrigatório solicitar a devida autorização (Provisão de Batismo) na paróquia da zona de residência.
PADRINHOS / TESTEMUNHAS DE BATISMO
Os padrinhos hão-de ajudar os pais da criança batizada no cumprimento da sua missão de educadores da fé. Por essa razão devem ser designados pelos pais ou quem de direito, considerando especialmente a idade, proximidade, formação e vida cristã, de forma que sejam capazes de influir eficazmente na educação cristã do que vai ser batizado. Batizada na fé da Igreja, a criança é apresentada e sustentada pela fé dos pais e padrinhos da qual hão‐de dar vivo testemunho, contribuindo assim para a formação e vivência cristã da criança ao longo do seu percurso de vida. Segundo o Cân. 873, «haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha», apresentado na sua generalidade, constata‐se que nos encontramos perante uma normativa aberta e não dogmaticamente cerrada.
Assim sendo:
- Há Batismo válido sem padrinhos e apenas com uma testemunha (cf. Cân. 875);
- Há Batismo válido mesmo sem testemunha, tratando‐se de um adulto (cf. Cân. 876);
- Há Batismo válido só com um padrinho (cf. Cân. 873);
- Há Batismo válido só com uma madrinha (cf. Cân. 873);
- Há Batismo válido com um padrinho e uma madrinha, conforme o citado Cân.873;
Por vezes, os pais apresentam à Igreja, para o múnus de padrinhos, fiéis que não harmonizam o perfil traçado pelo Cân. 874, por se encontrarem em situação irregular (apenas casados civilmente, casados canonicamente divorciados e recasados civilmente, união de facto...). A fim de evitar o confronto desagradável da rejeição, podemos admitir esses fiéis como testemunhas do ato do Batismo.
PREPARAÇÃO DO BATISMO
Pais e padrinhos devem frequentar os dois encontros do Curso de Preparação para Batismos (CPB) - consultar calendário abaixo.
A celebração do Batismo deve ser preparada em harmonia com as orientações do Senhor Padre. Após a celebração batismal, o Pároco bem como os pais, padrinhos e comunidade em geral co-responsabilizam‐se para que o Batismo seja o início de uma longa e eficaz caminhada cristã. A família é o primeiro testemunho da fé para a vida em Jesus Cristo.
DECLARAÇÕES DE IDONEIDADE (PARA PADRINHOS)
A Certidão ou Declaração de Idoneidade é o documento canónico pedido aos candidatos a padrinhos de Batismo. Esta certidão não pretende atestar qualquer outro tipo de idoneidade, como a requerida em algumas situações da nossa vida, por exemplo, pelas entidades patronais, tribunais, etc., mas sim atestar a Idoneidade Sacramental de alguém que se afirma Cristão Católico.
A certificação da Idoneidade para se ser aceite como padrinho/madrinha de Batismo, baseia-se nos critérios estabelecidos pelo Direito Canónico, pelo Direito Paroquial e pelas Orientações Pastorais específicas de cada Diocese.
Com essa certidão pretende-se certificar a receção dos Sacramentos e a vivência da Fé em Igreja e confirmar o compromisso que o candidato/a estabelece com a Igreja quando manifesta a recta intenção de assumir a missão padrinho/madrinha e se dispõe a ser testemunha da Fé comprometendo-se com os pais na iniciação cristã da criança.
Em conformidade com as Orientações Pastorais da Diocese, a Certidão de Idoneidade para Padrinhos de Batismo só deve ser emitida a quem reúne os requisitos estabelecidos anteriormente e pela paróquia de residência (atual) dos candidatos a padrinhos, e não por outra paróquia onde anteriormente tenhamos recebido qualquer Sacramento. Esta situação acontece devido ao facto de a paroquialidade se estabelecer pelo território, quer dizer, nós somos paroquianos da paróquia onde residimos.
Se reside na paróquia de São João de Ver e necessita de uma declaração de idoneidade para juntar ao processo de batismo a decorrer noutra paróquia, deverá solicitá-la pessoalmente na secretaria paroquial dentro do seu horário de funcionamento ou através do BALCÃO VIRTUAL.
Dados necessários:
- Nome completo;
- Morada;
- Estado canónico e civil;
- Data nascimento;
- Data de batismo, crisma e matrimónio (se for casado/a);
DECORAÇÃO DA IGREJA E FOTÓGRAFOS
Os pais que pretendam ornamentar a Igreja devem ter em conta o seguinte:
- Contactar previamente a pessoa responsável pela limpeza e asseio da Igreja (Fernanda Pais - 919296279) que dará todas as indicações necessárias;
- A ornamentação da Igreja deve ser feita durante os horários de funcionamento da Secretaria do Cartório Paroquial, obedecendo às recomendações da responsável;
- A retirada da ornamentação só poderá ser feita após o fim-de-semana;
- Quando se verifica a ocorrência de vários batismos no mesmo dia ou fim-de-semana (em diferentes horários), os pais devem combinar entre si a questão da ornamentação, não sendo possível a retirada de uma ornamentação para colocação de outra;
- Aquando determinadas cerimónias na Igreja, relativas ao plano pastoral em agenda, não será possível alterar a ornamentação da Igreja;
Abaixo é possível consultar detalhadamente as normas desta Paróquia para Floristas e Fotógrafos.
CALENDÁRIO DE BATISMOS
Ano Pastoral 2024/2025
DATAS PARA CELEBRAÇÃO DO BATISMO
(DOMINGOS | 10H00)
- 13 outubro 2024
- 17 novembro 2024
- 8 e 15 dezembro 2024
- 12 janeiro 2025
- 9 fevereiro 2025
- 27 abril 2025
- 4 e 18 maio 2025
- 15 junho 2025
- 13 julho 2025
- 3 agosto 2025
- 17 agosto 2025
- 21 setembro 2025
DATAS PARA ENCONTROS DE PREPARAÇÃO
(SEMPRE ÀS 21H00)
- 8 e 15 novembro 2024
- 14 e 21 março 2025
- 4 e 11 julho 2025
Para os encontros de preparação devem fazer-se acompanhar da Bíblia!